Imprimir

    Belo Horizonte recebe festa típica no encerramento do ano de Portugal no Brasil

    Evento homenageará o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

    Gastronomia, artesanato, literatura, folclore, música e bebidas típicas de Portugal vão invadir Belo Horizonte no próximo dia 8 de junho. Durante a tarde de sábado, pães de queijo cederão lugar à mesa para os pratos feitos de bacalhau e aos tradicionais pasteis de Belém. Cerca de 2.500 pessoas são aguardadas para celebrar o encerramento do ano de Portugal no Brasil. Em sua terceira edição, o evento homenageará o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

    Realizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais e pelo Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte, a festa é patrocinada pela Master Turismo. O evento recebe o apoio da Elos Club, do Consulado de Portugal em Belo Horizonte, da Associação dos Moradores do Bairro de Lourdes (Amalu), da Associação dos Moradores do Bairro Santo Antônio (Amorsanto), da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, da Partnersnet Comunicação Empresarial, da Portugal Digital, da ONG Força do Bem, do Hospital na Residência, do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), da Atex Brasil e da Haras Coudelaria Rigor da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

    O palco será a Praça Marília de Dirceu, no bairro Lourdes, que ganhou este nome em homenagem à obra máxima do aclamado poeta português Tomás António Gonzaga. Das 12h às 20h, o público conferirá as apresentações do Coral Luiz de Camões, do Centro da Comunidade Luso-Brasileiro de Belo Horizonte, do Grupo Folclórico Gil Vicente, das bandas Por um Triu e da Polícia Militar. O evento contará ainda com uma apresentação de adestramento (ou doma) de um cavalo puro sangue Lusitano, do Haras Coudelaria Rigor, da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), e outras diversas atrações musicais que mesclam as culturas brasileira e portuguesa.

    Além de “encher os olhos”, os participantes encherão a barriga com iguarias oferecidas por restaurantes lusófonos, como o Verde Gaio, Taberna Baltazar, Nómade Bar, Fragus Personal Chef & Bartenders e Caparica. O 68 Pizzaria oferecerá pizzas de bacalhau e algumas surpresas lusitanas através da importadora de vinhos Mistral. Para acompanhar tudo isto serão oferecidos vinhos portugueses, com todas as suas nuances, bem como sobremesas típicas. Durante todo o dia, a ONG Força do Bem recolherá doações de alimentos não perecíveis.

    Para mais informações:

    http://www.brasilportugal.org.br/mg/noticia/5497,festa-portuguesa-2013-em-belo-horizonte.html