Missão Empresarial ao Panamá
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e a CIEP organizam uma Missão Empresarial ao Panamá. Esta missão, que vai decorrer de 23 a 29 de Maio de 2015, tem por principal objectivo proporcionar à empresas um conjunto de reuniões bilaterais de negócio com entidades oficiais e com potenciais parceiros e clientes locais.
Aproveitando a sua posição geográfica, o Panamá tem sido um centro estratégico para o comércio e segurança nas Américas desde a abertura do Canal, em 1914. Utilizado anualmente por mais de 13 mil navios, o Canal do Panamá serve hoje em dia mais de 120 rotas marítimas a 80 países do mundo.
Com um crescimento do PIB estimado em 6,5% em 2014 e de 5,5% previsto para 2015, o Panamá tem crescido a um ritmo elevado, impulsionado por vias de transporte bem-sucedidas e desenvolvimento ao nível de infra-estruturas. A população é de cerca de 3,8 milhões de habitantes, sendo a banca e os serviços responsáveis por 80% do emprego.
Para além do Canal, o Panamá conta também com outros grandes factores de atracção, como a Zona Livre de Colon (por onde passa 12% do PIB do país), a mais importante do hemisfério Ocidental e a segunda maior a nível mundial, a seguir a Hong Kong, ou a Área Económica Especial Panamá-Pacífico, que está a ser desenvolvida para se constituir como um espaço destinado à produção de bens e serviços de alta tecnologia.
Um dos principais motores da economia panamiana, a construção é um dos sectores de actividade mais atractivos no Panamá. Os sectores do calçado, têxtil, construção, turismo, logística, ambiente (barragens hídricas e etares), produtos farmacêuticos e empresas de serviços a Portos e Aeroportos são seguramente muito atractivos para as empresas portuguesas que pretendam explorar este mercado.
As empresas participantes poderão beneficar de financiamento no âmbito do projecto QREN. Poderá consultar o programa completo da missão através do anexo abaixo indicado.
Para mais informações: